terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Fichas de leitura para estimular a interpretação de textos, charges e figuras



A recomendação que tínhamos da coordenação pedagógica era para trabalharmos os déficits de 2016. O mais complicado em sociologia, em qualquer ano do ensino médio, é trabalhar a leitura com compreensão e interpretação de texto, pois às vezes os temas são muito complexos.
Para tornar atrativo para os alunos,  pensei em algo diferente mas, que os educadores de língua portuguesa já conhecem, fichas de leitura,  descobri que  elas são  comuns no ensino fundamental I.
Selecionei vários textos, médios, grandes e pequenos, charges, figuras e  tirinhas. Cada uma foi colada em folhas coloridas e numeradas.
No total foram doze atividades (textos, figuras e charges).
A atividade foi realizada em grupos, então fiz seis de cada, todas iguais. Cada ficha continha o que chamei de tirinha com uma pergunta objetiva com 5 alternativas.
A dinâmica da atividade é a seguinte:
A sala deve ser dividida em seis grupos.
Cada grupo que será numerado, recebe uma ficha, que contêm uma charge, ou um texto, ou uma figura, juntamente eles receberão uma tirinha com a pergunta objetiva e um papel pequeno em branco.
Após o grupo discutir qual é a alternativa  correta, escreve no papelzinho em branco o número do grupo e a letra que o mesmo ache ser a alternativa correta para pergunta.
Deixe os grupos bem a vontade em relação ao tempo para ler e analisar a questão, sem pressão de tempo.
Após todos lerem e escolherem a alternativa correta, as fichas tirinhas e o papelzinho em branco com a alternativa escolhida são recolhidas pelo professor.
Na lousa deve-se colocar o número de cada grupo para ser colocado o número de acertos.
Ganha o grupo que acertar mais questões.
O resultado foi variado.
Em duas salas os alunos reclamaram quando os textos eram grandes. Na maioria das salas o envolvimento foi muito bom e os alunos nem perceberam que estavam lendo textos tão grandes.
Em todas as salas os alunos discutiram bem os temas das questões, que foram variados.
Transformar a leitura em um jogo funcionou de forma positiva em relação a leitura e interpretação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário