quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Aula: Aos olhos de uma criança


Aula: Aos Olhos de uma criança


Objetivo/tema (palavras chave): coisificação, desumanização, estranhamento, revolução individual e coletiva, violência.
Esta aula foi criada para que os alunos reflitam sobre o mundo que vivem.
É uma tentativa de reflexão sobre o cotidiano, através de músicas (vídeo clipes), e vídeos. Uma reflexão crítica do que o ser humano está realizando na sociedade que vive.
Todas as músicas e vídeos tem uma sequencia que levam o aluno a refletir sobre o tema.
Descrição da aula:

Explicar para os alunos o tema que será trabalhado. Orientar que a sensibilização será realizada através de vídeos e músicas.

Música 1:
“Eu só peço a Deus” – Inquérito
https://youtu.be/GJpvK7CjIvo

A música faz um questionamento sobre a escravidão, sobre o processo escravagista no Brasil e a violência atual contra os negros.
Referência de leitura:
http://www.rapnacional.com.br/clipe-eu-so-peco-a-deus-do-i…/
Vídeo 2:
Holocausto Nazista
O vídeo leva a discussão sobre a Segunda Guerra Mundial e o processo de desumanização.
Referência de leitura:
http://pensamentoextemporaneo.com.br/?p=1037
Música 3:
City of God – trecho do filme “A cidade de Deus”
https://youtu.be/ru6jbod6hHI

A intenção do filme é demonstrar que o processo de desumanização é contínuo, e medido pela banalização da vida humana e violência.
Neste trecho do filme, o personagem Zé Pequeno mata seu comparsa por estar falando muito. Geralmente no momento que os alunos assistem este trecho muitos riem da situação, assim é dada a oportunidade para que o professor discuta a banalização da vida e a precarização do sentimento em relação à violência.
Faz-se a pergunta para os alunos: “Por que nos acostumamos com a violência?”
Os alunos são convidados a praticar o olhar de estranhamento a desumanização e banalização da vida.
Música 4:
“O que sobrou do céu” – O Rappa
https://youtu.be/kab3hBdmVoo

Reforçar a questão da violência cotidiana, e como nos tornamos reféns dela, por negligência social e do Estado.
Música 5:
“A cidade sem cor” – Inquérito
https://youtu.be/-c_Vn4h6AZ4

Os alunos devem ouvir a música duas vezes. Na segunda é passada a letra para que eles acompanhem e reflitam.
Após discutir a letra da música, os alunos são convidados a realizar uma produção livre a partir da pergunta: “Aos olhos de uma criança, o que você mudaria no mundo?”
Após a pergunta colocar a música:
Música 6: “O menino e o mundo” – Emicida
https://youtu.be/cpOb3db_Xuc

Explicar que no filme “O menino e o mundo”, o personagem principal corre em busca da criança que um dia foi, e apesar de tudo o seu “eu criança” ainda vê o mundo colorido e com esperança.
Mas para que isto aconteça, um mundo melhor, a mudança deve ser individual, pois sem a mudança individual a coletiva não acontece.
Nesta aula, os alunos construíram um varal de ideias onde eles se expressaram livremente sobre tema.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário