quinta-feira, 3 de março de 2016

Foto: npu.com.br


Semana passada, planejei as aulas para os alunos.
Nos 1º anos do ensino médio estou trabalhando o senso comum e o estranhamento da realidade. Após a realização da aula dialogada , para que os alunos entendessem o que é estranhamento, pensei em trabalhar com o filme “A sombra e a escuridão”.
Farei uma postagem depois para falar sobre o uso deste filme em sala de aula. Mas o que aconteceu foi que, levei meu equipamento, projetor, caixa de som e computador para que os alunos assistissem o filme na sala de aula mesmo.
Quando pedi para que a luz fosse apagada, para minha surpresa, a funcionária da escola disse que não poderia apagar a luz, pois se a apagasse iria apagar a luz de uma outra sala.
Fiquei frustrada, pois naquela semana, o salão de projeção da escola estava com os livros que os alunos iriam receber.
O que aprendi com isso: Por mais que você planeje a aula, sempre deve pensar no inesperado, e ter uma outra alternativa para trabalhar com a sala de aula.
O ruim quando acontece isso é lidar com a frustração dos alunos, pois, lecionando em uma escola da periferia, encontramos muitos que nunca foram ao cinema, e quando o professor fala que eles vão assistir e analisar um filme não se trata somente de um trabalho pedagógico que será realizado com a turma, mas também lidarmos com a emoção do aluno em assistir um filme que não seja na televisão de sua casa, então a frustração quando não dá certo é muito grande.

Na outra semana, agendei o salão de projeção para a sala e eles ficaram muito empolgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário