O
que me motivou a escrever foi uma experiência muito desagradável que aconteceu
comigo há pouco tempo.
Como
eu contei na postagem anterior, estou trabalhando o etnocentrismo e
intolerância em sala de aula.
Para
ilustrar melhor o imaginário das crianças, eles estão assistindo o filme “Crash,
no limite”.
Tenho
uma sala que os alunos são bastante ativos, gostam de atividades diferentes,
mas ao mesmo tempo tem um grande problema com atenção. As atividades precisam
ser bem planejadas, pois como eles são muito ativos se distraem com facilidade.
No
início do mês passei na lousa o cronograma do que iremos fazer, para eles
saberem e se planejarem em relação as faltas.
Neste
mês a minha observação foi para que eles não faltassem no dia do filme, e o que
senti é que eles criaram uma expectativa muito grande em relação a isso, pois
realizam poucas atividades fora da sala de aula. Todos os dias quando eu
entrava eles perguntavam: “Professora é
hoje que vamos assistir o filme?”
Pois
bem, chegado o dia deles assistirem o filme, avisei que nós íamos para a outra
sala ver o filme, a folia foi geral, ficaram muito felizes. (A escola tem uma
sala especial para apresentações e filmes)
Depois
de uns quinze minutos fui informada que os alunos teriam que assistir o filme
com o equipamento na sala de aula, pois o outro local seria usado para uma aula
para todos os terceiros anos da escola.
Foi
como se jogassem um balde de água gelada em todos nós. Eu e os alunos ficamos
frustrados e chateados.
Até
que o outro equipamento chegasse na sala, foi-se vinte e cinco minutos da
primeira aula. A sala é muito clara, os alunos não enxergavam, começaram então
a colocar as apostilas nas janelas para conseguir assistir o filme. Um grupo
ficou em torno do notebook para ver melhor.
Alguns
alunos, totalmente alheios, tentavam jogar baralho, ou seja, perdi todo o
planejamento que fiz para aquela aula.
Fiquei
tão chateada que lancei um desafio para eu mesma: Desenvolver aula criativa sem
por enquanto, até a minha frustração passar, sem usar nenhum recurso oferecido
pela escola. Meu equipamento multi mídia já tenho a mais tenho certeza que o
desafio vai fazer que eu use mais minha criatividade e imaginação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário