Foram várias hipóteses levantadas em relação a como trabalhar bem com documentários em sala de aula sem ficar aquela sensação de “matar aula”
O que aprendi com os levantamentos.
Antes de passar o documentário para os alunos, é necessário recordar brevemente através de tópicos na lousa o tema discutido na aula anterior.
Após, vem a apresentação do documentário (lousa) com as referências: Título e a que ele se refere.
Enquanto o documentário é exibido, em um espaço deixado na lousa, vou pontuando os conceitos mais importantes que ele quer transmitir, discutir ou polemizar.
Ao final, fica mais fácil, através desta pontuação por tópicos inserir a discussão dentro de tema.
Nas aula que usei esta técnica, a discussão fluiu bem, eles falaram mais do que eu. Isto é importante. Em uma delas, os alunos até organizaram uma visita na Câmara Municipal da cidade, para ver de perto como funciona a “Casa do Povo”. O tema era “As responsabilidades das esferas de poder”
Fiquei muito feliz com o resultado.
Agora que venha a próxima etapa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário