Não sei como se chama esta dinâmica, mas pesquisei bastante para encontrá-la e usá-la em sala de aula.
Apliquei na primeira semana de aula, é uma daquelas que chamam de "quebra gelo", mas em sala de aula ela pode significar muito mais que isto, e achei perfeita para o início de ano, pois dá para sentir como é a turma.
É ótima para conhecer alunos novos, para quem você ainda não lecionou.
Ela é assim:
O professor, educador ou facilitador pede para a turma se organizar em fileiras com números iguais de alunos.
Geralmente nunca dá para ter o número exato em cada fileira, mas se tiver um aluno a mais ou a menos não altera a atividade.
Hora de explicar para os alunos como funciona:
O último aluno da fileira pensa em uma palavra (pedi para meus alunos pensarem em uma palavra associada a disciplina de sociologia ou relacionada a sociedade, mas pode ser qualquer palavra).
O último aluno, da carteira do fundo, tem que passar para o próximo qual a palavra que pensou, mas sem dizer uma palavra, ele deve escrever nas costas do aluno da frente, com os dedos, a palavra que pensou e, assim, consecutivamente. Quando chegar no primeiro aluno da fileira ele deve escrever a palavra na lousa. Ganha o grupo que acertar a palavra primeiro.
Aconteceram várias coisas, um aluno escreveu com a caneta mesmo nas costas do colega, eles combinaram a palavra antes para ganhar, pularam, gritaram, correram o máximo que puderam para escrever na lousa, alguns alunos não quiseram participar, mas se divertiram e até opinaram sobre qual seria a palavra, e houve uma aluna que fez bico e "emburrou" dizendo que "não ia brincar mais porque os amigos estavam roubando", mas depois voltou correndo para a brincadeira para não ficar fora dela.
E qual seria o objetivo desta "dinâmica", que gosto mais de chamar de atividade?
Deu para eu perceber o nível de concentração e organização de cada turma, e melhor, eles, sem perceber também trabalharam isto.
Perceberam que, se não ficassem concentrados não conseguiriam "sentir" a palavra e se não se organizassem o mesmo grupo ganharia sempre.
Houve uma turma que brincou e disse: "É professora, acho que a senhora fez esta brincadeira só para a gente arrumar a sala em fileiras". Esta turma foi a que mais se envolveu, é uma turma do terceiro ano do ensino médio noturno. Foi muito bom. Eles se divertiram e eu também.
Nas turmas terceiro ano do ensino médio, deu para perceber que eles estudaram no ano anterior foi significativo, pois eles pensaram em palavras dos temas que desenvolvemos no segundo ano.
Tinha uma sala também que eu estava ansiosa para entrar: "A sala de maior porcentagem de meninos e aquela que até então foi eleita pelos docentes como a mais agitada do período", fiquei tensa, pois não lecionei para eles ano passado. Pensei: "Meu Deus como vai ser, as duas últimas aulas! Tô perdida!" Resultado: Foi ótimo, eles pularam, gritaram, participaram muito, e foi uma delícia!
Resumindo: Foi uma semana muito divertida.